Docente no Divã
- Karla França
- 22 de mai.
- 2 min de leitura
Cuidar de Quem Ensina: Por Que a Saúde Mental dos Professores Não Pode Esperar
A psicanálise como aliada poderosa para docentes que querem ensinar com mais equilíbrio, consciência e bem-estar.

Ser professor é mais do que uma profissão — é um ato diário de entrega. Em cada aula, em cada olhar atento, há uma parte emocional sendo doada. Mas o que acontece quando o tanque emocional esvazia? Quando a pressão por resultados, a sobrecarga de trabalho e a desvalorização corroem não só o tempo, mas a própria identidade de quem ensina?
É nesse ponto que a saúde mental do professor precisa deixar de ser tabu e se tornar prioridade.
O peso invisível da docência
Você já se sentiu exausto(a) emocionalmente, mesmo fora da sala de aula? Já teve a sensação de que está sempre devendo algo — aos alunos, à instituição, à família, a si mesmo? A maioria dos educadores vive esse conflito silencioso, e muitos sequer percebem que estão à beira de um colapso.
A psicanálise oferece uma escuta qualificada e profunda que vai além do que está na superfície. Ela não entrega receitas prontas — ela revela padrões, ajuda a resgatar o desejo e a reconstruir o sentido do trabalho, da vida e das relações.
Por que a psicanálise?
Ao contrário de abordagens rápidas ou motivacionais, a psicanálise propõe um mergulho autêntico no sujeito. Para professores e docentes, isso pode significar:
Recuperar o prazer de ensinar;
Lidar melhor com a ansiedade e o estresse institucional;
Aprender a colocar limites saudáveis;
Compreender os próprios conflitos diante da autoridade, dos alunos e da cobrança interna;
Reconectar-se com o propósito da educação.
Investir em você também é um ato pedagógico
Cuidar da própria saúde mental é um exemplo silencioso — e poderoso — que o professor dá todos os dias. É um gesto de autorrespeito que inspira. Afinal, como ensinar sobre empatia, equilíbrio e resiliência, sem vivê-los?
Se você é professor, docente, educador: está tudo bem não dar conta de tudo. Mas é essencial dar conta de si mesmo.
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