Amor ou Abuso? Sinais de um Relacionamento Narcisista
- Karla Nascimento
- 30 de out. de 2024
- 1 min de leitura

Os relacionamentos narcisistas podem começar com uma intensidade apaixonada, mas ao longo do tempo, muitas vezes, se revelam preocupações para a saúde emocional. Estar em um relacionamento com uma pessoa narcisista envolve altos e baixos emocionais, manipulação e um desgaste psicológico que afeta profundamente quem se relaciona com eles.
Quais as fases: 1 - Fase da idealização: No começo, o narcisista pode parecer encantador e focado em você. É uma fase de "conquista", onde ele quer que você se sinta especial.
2 - Críticas constantes: Quando termina uma "fase de amor", ele começa a criticar tudo o que você faz e diz, minando sua autoestima.
3 - Manipulação e Gaslighting: Narcisistas são mestres em distorcer a realidade para fazer você duvidar de suas próprias percepções e sentimentos, prática conhecida como gaslighting.
4 - Falta de empatia: Em momentos de fragilidade, como perdas ou problemas pessoais, ele pode demonstrar pouco ou nenhum interesse nos seus sentimentos.
Mas sabe o que é Narcisismo?
O narcisismo é um transtorno de personalidade que envolve uma necessidade excessiva de admiração, falta de empatia e uma sensação de superioridade. Pessoas narcisistas buscam constantemente afirmação e costumam desconsiderar os sentimentos dos outros, focando em suas próprias necessidades e desejos.
Viver um relacionamento com um narcisista pode ser uma experiência desgastante, mas reconhecer os sinais é o primeiro passo para retomar o controle de sua vida. Lembre-se de que você merece estar em um relacionamento que valorize quem você é e que preserve sua saúde mental.



Comentários